A TE é uma das técnicas mais modernas em reprodução animal e é considerada por especialistas, como a maneira mais racional de aproveitamento do potencial genético e de melhoramento de matrizes, principalmente em bovinos de corte. A técnica envolve procedimentos de estimulação hormonal para indução de múltiplas ovulações da fêmea, inseminação artificial no momento adequado, coleta de embriões e transferência para o útero de receptores previamente preparadas.

A Cambotã Agropecuária alcançará 20 anos de existência em 2020. Quando começamos, no ano 2000, com a criação de animais PO, para o melhoramento genético do nosso rebanho, buscamos matrizes de excelentes linhagens que formaram a base, e sémen de touros qualificados, animais melhoradores.

Mas buscávamos um melhoramento que não se passassem décadas para termos animais de referência na raça. Então, iniciamos, já naquela época, a busca por técnicas para selecionarmos o melhor da Raça Devon. Elegemos a Transferência de Embriões (TE), como a ferramenta que nos traria os resultados esperados.

Foram alguns anos de seleção, e hoje utilizamos a Transferência de Embriões, como ferramenta indispensável para melhorar, a cada dia, o nosso rebanho Devon. Prova do caminho certo, foi o resultado da 41ª EXPOINTER, onde todos os animais apresentados pela Cambotã Agropecuária são resultado de TE. Todos foram campeões em suas categorias, sendo dois deles Reservados de Grande Campeão (macho e fêmea) e ainda a Grande Campeã:

Vaca: CAMBOATÃ TE 570 (RESERVADA DE GRANDE CAMPEÃ)
Vaquilhona Maior: CAMBOATÃ TE 638 (GRANDE CAMPEÃ)
Terneiro: CAMBOATÃ TE 713 “ESTEIO
Dois Anos: CAMBOATÃ TE 615 “URANO” (RESERVADO DE GRANDE CAMPEÃO)
Dois Anos Maior: CAMBOATÃ TE 601 “ANTARES

Nos assessoraram na tarefa, os Drs. Carlos Ramos e Vagner Marques de Lima, sendo que o Dr. Vagner está ha mais de 15 anos nos dando este suporte técnico para a seleção, que levou a Camboatã Agropecuária ao topo da Raça Devon no Brasil.

Recent Posts

Deixe um comentário

expointer-2018